terça-feira, 7 de agosto de 2018

Tipos de corruptos: GIMP-OF

G->Ganancioso. O mais nefasto, tipicamente o criador e o chefe de bando, cancro primordial, o corruptor-Mor habilidoso em explorar os vieses negativos dos outros tipos de corruptíveis e assim cooptá-los para seu projeto criminoso. É aquele que quer tomar, eliminar o concorrente pela via do jogo sujo/golpes baixos, chantagear/extorquir, criar facilidades imorais e ilegais, é aquele que sabe em plenitude que está cometendo crimes e se deleita com isso, esnoba, ostenta, faz cada vez mais e pior, não toma jeito nem quando é pego e punido. Frases típicas: "nosso esquema tem que continuar", "é só preparar uma boa mala (de dinheiro para corromper alguém)",etc. É o sociopata e invariavelmente tem a síndrome de procusto (não exclusivo do sociopata). Nota: Psicopata x sociopata-> o primeiro é louco, brutal, impulsivo, não toma cuidados ou os toma de forma muito precária não conseguindo conter seus impulsos, ganha notoriedade e repercussão por conta de seus métodos bizarros, incomuns e brutais, não sente medo, remorso ou empatia (como uma deficiência). O segundo é carismático, sedutor e estrategista, mais inteligente, sempre toma cuidados redobrados para não ser pego (obstruir a justiça), consegue conter seus impulsos, não é brutal, é cínico, dissimulado, camuflador, nunca reconhece seus erros, culpa suas vítimas (re-vitimização) e seus cobradores pelas injustiças por ele causadas, normalmente manda seus peões(os psicopatas) para fazer seus serviços mais sujos.
I-> Ignorante. É aquele que tem uma capacidade cognitiva menor,bem como seu nível de conhecimentos. É o facilmente manipulado, seduzível com falsas promessas. Serve de peão clássico.
M-> Medroso. Costuma ser mais inteligente, consegue identificar más intenções facilmente, mas por ser covarde opta por ficar do lado do opressor. De forma escondida, tenta minimizar sua culpa tentando ajudar minimamente a vítima, mas basta ser visto que se volta contra ela. Sua insegurança e seus confortos falarão sempre mais alto.
P-> Preconceituoso. Uma das mais clássicas vilanias na história da humanidade é o preconceito contra todo grupo/indivíduo em situação de minoria/desvantagem/necessidades. É o preconceito contra o pobre, contra o negro (ou contra o branco ou contra o amarelo,etc), contra a mulher (ou contra o homem), contra o não hétero (ou contra o hétero), contra o estrangeiro, enfim, contra qualquer um que se encontre de forma "diferente".
O-> Oportunista. É o tipico "estamos aí pra qualquer negócio". Ele não é exatamente como o ganancioso, mas se aparecer uma oportunidade ou uma oferta de lucro indevido, pra ele não importa a origem, pois pra ele "dinheiro é dinheiro". Ele normalmente é o narcista/hedonista que coloca seus vícios e desejos imediatistas em primeiro lugar sempre. Ele não elucubra como o ganancioso, mas não tem freios morais. E tal como medroso, por vezes ele tenta minimizar seus atos nefastos para com a vítima, mas apenas para tentar se "auto-desculpar".
F-> Fanático. Outro problema clássico do ser humano é o fanatismo, a idolatria, ou a obsessão por uma linha de conduta. Ele é quixotesco, infantil e inconsequente. Tal como o psicopata, pode ter atos brutais e impulsivos, embora dependa de "adrenalina" para agir assim, enquanto no psicopata comum a brutalidade é sua "normalidade".
O pior de todos esses tipos é o ganancioso sociopata, pois ele é o mais inteligente, maquiavélico e capaz de manipular todos os outros tipos com grande facilidade. Como dito, é o criador (ou ascendente na hierarquia do crime organizado) e chefe das facções, sendo que estas praticamente sempre reúnem e "conscrevem" os demais tipos, pois todo criminoso vê na reunião a chance de ser melhor sucedido nos seus objetivos. E esse é o elemento comum entre todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário