quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O ódio sob efeito manada.

Infelizmente, ao longo de toda a história da humanidade é possível observar esse fenômeno nefasto. Por isso passou Jesus Cristo, não foi?
Em tempos primevos, pessoas que caíam na desgraça da maledicência popular eram acusadas de toda sorte de calúnias e injúrias, sem chance de defesa e contraditório, muitas vezes sequer sem ter participado do seu "julgamento". Quem conseguia perceber a perseguição a tempo conseguia fugir, mas quem não tinha essa sorte acabava na fogueira, na forca, num linchamento em praça pública como um espetáculo popular, etc.
Quem contrariava poderosos acabava numa masmorra, numa forca, numa guilhotina, numa donzela de ferro, num empalamento, dentre tantos outros métodos de torturas das mais criativas e diabólicas possíveis para satisfação do ódio do poderoso e para servir de exemplo aos demais que pensassem em desobedecer ao dono do poder. Os tempos foram passando, as práticas de tortura foram sendo abolidas e repudiadas em tempos de paz e desenvolvimento em muitas sociedades. Mas nas cabeças vulgares, sociopatas e psicopatas tais sentimentos e desejos nunca deixaram de existir. E estes, para satisfazer suas ânsias perversas foram reinventando seus métodos para descaracterizar a tortura, torturando efetivamente sem "por as mãos". Isso em sociedades que alcançaram um bom grau de desenvolvimento,pois ainda hoje, em pleno século XXI, ainda vemos execuções espetaculares e cruéis ao redor do mundo, como morte por apedrejamento, açoitamento em praça pública com pessoas que festejam o "espetáculo", fuzilamentos em locais públicos, jogar pessoas vivas do alto de prédios, queimar pessoas vivas, decapitações a sangue frio, esmagamentos, enfim, a perversidade ainda está por aí, e sempre com um elemento fundamental: muitos contra um ou contra poucos.
É nessa linha que se encontra o assédio moral, os preconceitos, o linchamento virtual e moral, e também as investidas terroristas, inclusive as de cunho comunista como podemos resgatar na história do recente século XX (Farc, Che Guevera, Coreia do Norte, Vietnan, URSS, etc). Milhões foram mortos barbaramente,covardemente e espetacularmente.
É por isso que o julgo vulgar precisa ser inibido. Ele é assim, essa é a sua natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário